"Dance Bailarina Dance" 2013

Contemporary Ballet

"Dance Bailarina Dance" de Clara Antermatt e João Lucas

Os anos quarenta e cinquenta do século passado são justamente considerados os anos de ouro do cinema musical americano. As rotinas de dança e os temas musicais que se constituíam como parte substancial da narrativa dos filmes são os pontos de partida de Clara Andermatt e João Lucas, respectivamente os criadores da coreografia e música desta nova produção da CNB. Desde logo, o título remete para a canção de 1947 que Vaughn Monroe, Bing Crosby, Nat King Cole ou Frank Sinatra eternizaram, mas é o espírito de George Gershwin, Cole Porter, Glenn Miller, Fred Astair, Gene Kelly, Ginger Rogers, Esther Williams e de tantos outros que pretendemos convocar, revendo-os à luz do nosso tempo, não como uma homenagem ao entertainment mas como matéria prima para uma reflexão sobre o lugar da alegria nas nossas vidas.

Enquanto o mundo desaba, ouve-se o fogo de artifício que explode no delírio da luz, uma luz que nos banha de humanidade e nos impele à sobrevivência. É o bater do coração que estabelece a geometria dos movimentos, a intrépida demanda da alegria, a coragem que se faz candura quando em volta tudo grita e desanda. Dançamos. Ondas exuberantes, simetrias aparentemente supérfluas, quedas vertiginosas, seguindo as cordas, os pêndulos e os ponteiros de um mundo que continua a girar enquanto as esferas entoam: somos daqui e tudo passa, passemos numa outra ordem, que o tempo passa connosco.
Clara Andermatt e João Lucas, maio 2012
Coreografia e Direção Clara Andermatt ◆ Música João Lucas ◆ Cenografia Artur Pinheiro
Figurinos Aleksandar Protic ◆ Desenho de luz Rui Horta ◆  Momento Musical Eletrónico Jonas Runa ◆ Assistência de Direção Madalena Brak-Lamy
Interpretação musical Circular Ensemble ◆ Direção musical Pedro Moreira
Back to Top